sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cômodo do conhecimento, Castelo na Mente


Certa vez uma menina curiosa sonhou em ser palhaça. Ela tinha vontade vontade de vestir um nariz vermelho, mas ser algo a mais daquilo que já  conhecia. Essa menina conheceu um palhaço que a convidou para vestir o nariz vermelho com ele. A primeira vez não deu muito certo, mas na segunda ela foi e conseguiu.

Em meados de 2006 a menina que sonhava encontrou-se na realidade dos palhaços. O tempo foi passando e ela se aperfeiçoando.

Seu signo é peixes e como consequencia seu defeito é a insegurança. Esse defeito fez com que várias pedras surgissem no caminho de sua imaginação, mas seguindo o conselho de Fernando Pessoa, com essas pedras ela construiu um imenso castelo.

Nesse castelo várias idéias foram abrigadas. Vários comodos construidos e um deles foi especialmente reservado para o conhecimento.

Em abril de 2012 um novo morador chegou no castelo para aconchegar-se no doce canto do conhecimento. De porte médio, vermelho com detalhes brancos, histórias e uma boa teoria ele encantou a todos.

Novo Morador
Quem o enviou para o castelo foi Morgana Masetti, também autora do morador Soluções de Palhaços – Transformações na realidade hospitalar, que conta do encontro entre e palhaço e criança no ambiente hospitalar.

Pois bem, voltemos a falar deste novo morador. Ao chegar ele pegou muitos de surpresa, pois antes era conhecido pelo nome de Boas Misturas.

Além de um novo nome, ele trouxe um extenso conhecimento da autora sobre humanização hospitalar e também sobre a percepção e conhecimento dentro de um ambiente frio como o hospital.

Ao recebe-lo, a menina foi aos poucos inserindo-o em meu castelo e a cada palavra de Morgana, ela pode visualisar-se. Hora como palhaça de hospital que precisa deuma boa percepção para atuação, hora como filha e neta de pacientes que já permaneceram naquele ambiente.

Agora, Em cada visita que faz ao comodo do conhecimento no castelo em que construi em sua  mente, entra uma subjetividade humana incrivel, presente naquele médico mais “turrão” e que aos poucos sede um sorriso e também nos nos outros profissionais, que assim como pacientes e acompanhantes, merecem o calor de um sorriso diante de tanto gelo presente em um único lugar.

Ela encontrou o  pai que permitiu que o filho fechasse eternamento os olhos para esta vida e também o Doutor da Alegria que o visitou nesta visita. Encontrou momentos parecidos com os que já viveu contados por uma autora sensível, que conseguiu coloca-la em ambos os lados da história.

Essa menina chama-se Mariane Mirandola. As vezes transforma-se em Dra. Churaskinho e o cômodo que construiu no castelo do conhecimento construido  em sua mente com as pedras da insegurança, sem dúvida, esta sendo utilizado a cada encontro com médico, enfermeiro, copeiro e paciente.

Em seu sonho real de palhaço, ela pode perceber a importancia de muitos detalhes para quem a vê atuando e com certeza seu nariz de palhaço e olhar de voluntária Anjo da Alegria brilhará mais forte com o conhecimento adquirido.

O seu castelo esta crescendo e diante deste fato, ela indica, que o todos construam comodos de conhecimento em suas mentes. As mais aflitas podem encontrar o alivio e as tranquilas um motivo a mais para continuar batalhando....



Se acaso você desejar transformar-se também e encontrar com esses personagens reais, pode adquirir o livro clicando aqui.
Morgana Masetti também tem um blog, encontre-se com ela no endereço  www.eticadoencontro.com

Um comentário:

  1. Só quem faz e quem já fez esse trabalho lindo sabe importancia que tem... Podemos mudar o "mundo" que é dentro de um hospital, transformar de um lugar frio, para um lugar mais "aconchegante" mais alegre, divertido, com risos ao invés de choro...
    Sem duvida é o que faz toda a diferença pra quem está lá!

    ResponderExcluir