terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A voz da notícia.


A voz da notícia.

Bom dia Sr. João, pode levantar que o noticiário já vai começar. Alô Dona Tereza, o café esta pronto? Então sirva à mesa que as primeiras notícias da região já vão entrar no ar. Todos os ouvintes preparados? Então sintam-se a vontade de aproveitem o jornal da manhã.
Noticias passadas, correria retomada, mas afinal, de quem são aquelas vozes que nos informam? Será que estão ali por opção ou por necessidade? Será que estudaram exatamente para serem rádio-jornalistas ou o mercado de trabalho concedeu tal oportunidade?
Para responder tal questão, apresento-lhes a repórter Maria Fernanda Nastrini, 34 anos, a qual está no rádio por ter sido sua primeira oportunidade após a formatura. Ela conta que, ao terminar a faculdade, em 2001, resolveu voltar para sua cidade natal, Belo Horizonte, onde residiu durante 2 anos; anos estes que não conseguiu nada no ramo da comunicação, ou seja, a voz que hoje transmite noticias pela rádio Azul Celeste de Americana, é a voz que sentiu na pele a dificuldade da maioria – de conseguir uma vaga na área desejada.
Diferente de Maria Fernanda, posso apresentar-lhes Paula Martim, repórter da Rádio Você, uma voz noticiosa e recém formada. Já trabalhou como estagiária de assessoria da secretaria de saúde e também como apresentadora voluntária em um canal fechado. Acredita que o que contribuiu para tal sucesso profissional foi sua desenvoltura adquirida no teatro.
Enfim, o povo ouve as vozes da noticia que batalham no mercado de trabalho. Vozes essas que, segundo Maria Fernanda, não podem ter a timidez como principal característica.  
São vozes do perfil curioso, pró-ativo e com capacidade de síntese, onde conseguem transmitir o fato no tempo disponível.
O ouvinte procura a noticia com clareza. O mercado de trabalho procura a pessoa certa que transmita o acontecimento de forma que se pede o veículo.
A voz que informa o Sr. João não é necessariamente a mesma voz que estudou durante anos, mas sim a voz que demonstrou clareza, desenvoltura e segurança na dicção.
A voz que informa dona Maria é a voz que o mercado escolheu. É o destaque entre a concorrência e a informação obtida para poder os ouvintes informar. 


Mariane Mirandola

Agradecimento especial às repórteres Paula Martim e Maria Fernanda Nastrini pelo tempo disponibilizado em razão das entrevistas.

Um comentário:

  1. "São vozes do perfil curioso, pró-ativo e com capacidade de síntese, onde conseguem transmitir o fato no tempo disponível"
    Muito bom adorei essa parte :P
    tah evoluindo muitoo mari
    moh orgulho ^^

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